Temperos

Receita de Caldo de Legumes Caseiro: ideal para Sopas, Risotos, Molhos e Diversas outras Receitas

Preparar uma receita de caldo de legumes caseiro é mais fácil do que você imagina! Além de ser uma opção mais saudável em comparação aos caldos industrializados, ele adiciona um sabor especial às suas receitas. Com apenas alguns ingredientes frescos e simples, você pode criar um caldo delicioso para utilizar em diversas preparações culinárias.

Como Fazer Caldo de Legumes Caseiro

Para preparar o caldo de legumes caseiro, que pode ser usado em sopas, risotos, molhos e diversas outras receitas, você vai precisar de cenouras médias, alho-poró, salsinha, salsão com as folhas, cebolas médias, alho, cravo da índia, pimenta do reino e louro.

Ingredientes do Caldo de Legumes Caseiro

  • 2 cenouras médias com casca
  • Folhas de um alho-poró
  • Meia dúzia de talos de salsinha
  • 2 talos de salsão com as folhas
  • 2 cebolas médias
  • 2 dentes de alho
  • 4 unidades de cravo da índia
  • 5 unidades de pimenta do reino
  • 3 folhas de louro

Modo de Preparo do Caldo de Legumes Caseiro

  1. Primeiramente, lave rapidamente as cenouras com casca, as folhas de alho-poró, os talos de salsinha e os talos de salsão.
  2. Em seguida, corte o salsão em pedaços de 5 cm e a cenoura em rodelas grossas.
  3. Logo depois, em uma panela grande, coloque os legumes cortados, juntamente com as folhas do salsão, do alho-poró e da salsinha.
  4. Então, adicione também as cebolas cortadas em 4 partes, os dentes de alho ligeiramente amassados, o cravo da índia, a pimenta do reino e as folhas de louro.
  5. Agora, cubra todos os ingredientes com 2 litros de água e deixe cozinhar em fogo médio, quando começar a ferver, abaixe o fogo e deixe cozinhar por mais 30 minutos.
  6. Em seguida, coe o caldo e guarde em potes de vidro na geladeira por até 5 dias. Você também pode colocar o caldo em forminhas de gelo e guardar as pedras em saquinhos ou potes por até 2 meses.
  7. Por fim, seu caldo de legumes caseiro está pronto para ser utilizado em sopas, risotos, molhos e diversas outras receitas!

Tempo de Preparo e Rendimento

  • Tempo de Preparo: 10 minutos
  • Tempo de Cozimento: 40 minutos
  • Rendimento: Aproximadamente 2 litros de caldo

Compartilhe a Receita

Se você gostou dessa receita de caldo de legumes caseiro, então, compartilhe com seus amigos e familiares. Experimente preparar em casa e aproveite o sabor e os benefícios desse caldo natural e saudável!

Por fim, não esqueça de visitar as nossas rede sociais, no Facebook, Pinterest e Google News.

Você também pode gostar de:

5/5 Singular: (1 Análise)

Eduardo dos Santos

Olá! Meu nome é Eduardo dos Santos, mais conhecido como Dudu, e sou o criador do site "As Delícias do Dudu". Desde muito jovem, sempre tive uma paixão pela culinária e experimentar novas receitas. Ao longo dos anos, pude desenvolver minhas habilidades culinárias e aqui é o lugar onde compartilho receitas favoritas com outras pessoas apaixonadas por gastronomia. Desde pratos principais até sobremesas, estou sempre experimentando novas combinações e sabores para trazer algo novo para a mesa. Fora da cozinha, adoro viajar e experimentar novas culturas e sabores. Também irei compartilhar muitas outras informações sobre estilo de vida, viagens e variedades. Se você é um amante da culinária e adora um bom estilo de vida, então estou animado para tê-lo como parte da comunidade "As Delícias do Dudu".